Eleições 2024

Baixo engajamento de Lula nas eleições municipais gera insatisfação em sua base

Published

on

O envolvimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições municipais de 2024 tem ficado aquém das expectativas. Mesmo sendo o principal nome da esquerda no Brasil, Lula tem demonstrado pouca presença em eventos de campanha, frustrando candidatos que esperam seu apoio ativo.

De acordo com o portal UOL, três fatores principais justificam essa baixa participação: uma agenda presidencial sobrecarregada, disputas internas entre candidatos por sua atenção e a preocupação de evitar uma superexposição. Neste final de semana, Lula cancelou compromissos eleitorais em cima da hora, limitando sua atuação a gravações de vídeos e fotografias com os postulantes.

  1. Saiba quem é a juíza que decretou a prisão de Gusttavo Lima
  2. Neta de Flordelis lança sistema para facilitar entrega de cartas de fãs na penitenciária
  3. Cantor que fez o “L” chora na web após invasão de sua casa e enfrenta críticas de internautas

Até o momento, o presidente marcou presença em apenas três cidades: São Paulo, São Bernardo do Campo (SP) e Fortaleza (CE). São Paulo, onde apoia Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela prefeitura, foi a cidade que mais recebeu sua atenção.

Candidatos do PT esperam mais apoio

O PT lançou nomes em 13 capitais, incluindo Maria do Rosário em Porto Alegre (RS), Natália Bonavides em Natal (RN) e Fábio Novo em Teresina (PI). Embora publicamente não reclamem, há um clima de frustração no partido pela falta de maior empenho de Lula nas campanhas.

Na direita, mobilização é mais intensa

Enquanto isso, a direita tem uma atuação mais consistente de cabos eleitorais. Além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), figuras como Nikolas Ferreira (PL-MG), Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e Michelle Bolsonaro estão ativamente envolvidas nas campanhas de seus aliados.

Expectativa sobre Janja não se concretiza

Outro ponto de insatisfação entre os apoiadores de Lula é o discreto papel de sua esposa, a primeira-dama Janja. Apesar de ter se comprometido a atuar no apoio às candidaturas femininas do partido, Janja ainda não marcou presença nas campanhas. Inicialmente, esperava-se que ela impulsionasse figuras como Maria do Rosário (Porto Alegre – RS), Adriana Accorsi (Goiânia – GO), Camila Jara (Campo Grande – MS) e outras. No entanto, Janja tem acompanhado Lula em viagens internacionais e, até agora, não participou ativamente da campanha eleitoral.

Conclusão

A falta de maior envolvimento de Lula e Janja nas eleições municipais de 2024 tem gerado insatisfação na base petista. Enquanto candidatos da direita recebem apoio consistente de seus líderes, a esquerda enfrenta desafios com a pouca presença do presidente e de sua esposa, o que pode impactar os resultados nas urnas.

VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:

VAZA VÍDEO DE MALAFAIA E CLIMA FICA TENSO ENTRE O PASTOR E PABLO MARÇAL

 

Tendência

Sair da versão mobile