Conecte-se conosco

Brasil

Justiça da Espanha recusa novamente pedido de extradição de Oswaldo Eustáquio, apontando motivações políticas

Publicado

em

Nesta terça-feira (15), a Justiça da Espanha recusou mais uma vez um pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro contra o jornalista Oswaldo Eustáquio Filho, investigado por suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Decisão Baseada em Motivações Políticas

De acordo com o tribunal espanhol, o pedido brasileiro possui “motivação política”, o que fere os princípios legais internacionais que norteiam os acordos de cooperação entre países democráticos. A Corte ressaltou que, em casos onde há indícios de perseguição política, o pedido de extradição não pode ser atendido.

Ausência de Acordo Bilateral Específico

Além disso, a Espanha afirmou que não existe um acordo bilateral entre os dois países que permita a extradição nessas circunstâncias. Esse fator jurídico reforçou a negativa da Justiça espanhola quanto ao cumprimento da solicitação.

Segunda Recusa em Menos de Um Ano

Esta não é a primeira vez que a extradição de Oswaldo Eustáquio é negada. Em março, outro pedido semelhante também foi rejeitado pelo tribunal espanhol com base nos mesmos argumentos.

Possibilidade de Recurso

Apesar da decisão, ainda cabe recurso por parte das autoridades brasileiras. A resposta da Justiça da Espanha, no entanto, já demonstra uma tendência clara de resistência frente a pedidos com possíveis conotações políticas.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();