Conecte-se conosco

Política Nacional

Lula encontra-se estável e não vai ter sequelas, diz equipe médica

Publicado

em

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encontra-se estável depois de ser submetido a uma craniotomia na noite de segunda-feira, 9. Segundo o cardiologista Roberto Kalil, o petista não sofreu uma lesão cerebral e, portanto, não vai ter sequelas. 

“O presidente Lula está bem”, afirmou Kalil, em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 10. “Encontra-se estável, falando normalmente e se alimentando. Ele vai ficar mais 48 horas na UTI em observação, mas o presidente está consciente e normal, é mais por precaução.”

Segundo Kalil, o presidente procurou atendimento médico depois de sentir dores de cabeça e apresentar um quadro “congesto e meio gripal”. Os exames de imagem mostraram que o petista apresentava uma hemorragia intracraniana, decorrente da queda que sofreu no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro.

O médico Rogério Tuma explicou que a condição não é rara. “Pode acontecer um sangramento tardio” em decorrência de uma queda, ainda que “meses depois”. O especialista esclareceu que o presidente já tinha “absorvido um primeiro sangramento, mas acabou tendo um segundo, que estava comprimindo o cérebro”.

Lula não vai ter sequelas

Kalil afirmou que Lula não vai ter sequelas. “O hematoma foi drenado totalmente e não houve uma lesão no cérebro”, disse. Se tudo ocorrer bem, o presidente deve retornar para Brasília na semana que vem. 

“Não tem comprometimento cerebral”, garantiu o cardiologista. “Faremos a cada semana uma tomografia de controle. Mas ele conversou normalmente comigo, entende o que aconteceu e fez perguntas normais para um paciente cirúrgico. Está tranquilo, repousando, nada de trabalho por enquanto.”

O petista não recebeu visitantes. De acordo com a equipe médica, a primeira-dama Janja Lula da Silva acompanhou o petista desde Brasília até o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();