O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece na liderança da corrida pelo Palácio dos Bandeirantes e, de acordo com a pesquisa Atlas/Estadão divulgada nesta quinta-feira (3), teria condições de conquistar a reeleição já no primeiro turno.
O levantamento aponta Tarcísio com 51,1% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad (PT) registra 39,9%. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos.
Tarcísio supera 50% dos votos válidos
Na distribuição geral das intenções de voto, os demais candidatos aparecem bem atrás. Carlos Machado (PCB) tem 1,3%; Vera Lúcia (PSTU) e Vivian Mendes (UP) registram 1% cada. Policial Edjane (Agir) aparece com 0,2%.
O levantamento aponta ainda 1,9% de votos brancos ou nulos, enquanto 3,6% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar. Izadora Dias (PCO) não foi citada pelos participantes da pesquisa.
Quando são considerados apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, Tarcísio chega a 54%. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa ultrapassar a marca de 50% dos votos válidos.
Governador também aparece à frente em eventual segundo turno
A vantagem de Tarcísio permanece em um cenário de segundo turno contra Fernando Haddad.
Nesse caso, o governador teria 53,2% das intenções de voto, diante de 42,6% de Haddad. Brancos e nulos somariam 2,7%, enquanto 1,5% dos entrevistados não souberam responder.
Entre os votos válidos, o resultado seria de 55,5% para Tarcísio contra 44,5% para Haddad.
Pesquisa ouviu mais de 1,8 mil eleitores
O levantamento Atlas/Estadão foi realizado com 1.810 entrevistados no estado de São Paulo, entre 26 e 31 de agosto.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06964/2026 e apresenta margem de erro de um ponto percentual.
Flávio Bolsonaro lidera disputa presidencial em São Paulo
O levantamento também mediu as intenções de voto dos eleitores paulistas para a Presidência da República.
Flávio Bolsonaro (PL) aparece na primeira colocação, com 39,9%, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 36%.
Na sequência estão Augusto Cury (Avante), com 8,6%; Renan Santos (Missão), com 6,8%; Romeu Zema (Novo), com 1,6%; e Ronaldo Caiado (PSD), com 1,5%.
Também aparecem na pesquisa Samara Martins (UP), com 0,9%; Hertz Dias (PSTU) e Veterinário Wilson Grassi (Democrata), com 0,8% cada; e Edmilson Costa (PCB), com 0,3%.
Clariana Barão (DC) e Rui Costa Pimenta (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 0,6%, enquanto 2,2% dos entrevistados permanecem indecisos.
Flávio venceria Lula em eventual segundo turno
No cenário de uma segunda rodada entre Flávio Bolsonaro e Lula, o candidato do PL aparece à frente entre os votos válidos.
Flávio teria 51,9%, contra 48,1% de Lula.
O levantamento também aponta vantagem de Ronaldo Caiado, com 52,5%, e Romeu Zema, com 50,7%, em eventuais disputas de segundo turno contra o petista.
Já em uma possível disputa entre Renan Santos e Lula, o cenário seria diferente: Lula alcançaria 56,3% dos votos válidos e seria reeleito.
Cenário eleitoral em São Paulo
Os números apresentados pela pesquisa mostram Tarcísio de Freitas em posição favorável na disputa pelo governo paulista, tanto no cenário de primeiro turno quanto em uma eventual segunda etapa contra Fernando Haddad.
Na corrida presidencial, por sua vez, o levantamento aponta uma disputa mais equilibrada entre Flávio Bolsonaro e Lula no estado de São Paulo, com vantagem numérica para o candidato do PL nos cenários apresentados.