Conecte-se conosco

É Fake

Deputado petista publica retratação após decisão judicial sobre imagem falsa envolvendo Bolsonaro

Publicado

em

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) divulgou, nesta terça-feira (17), uma nota pública para esclarecer a divulgação de uma imagem falsa que ele havia publicado nas redes sociais. A manifestação ocorreu após determinação da Justiça e envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, o empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master, e o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.

Após determinação da Justiça, o parlamentar informou que, a imagem compartilhada era uma montagem produzida por inteligência artificial. Ele afirmou que o suposto encontro retratado nunca aconteceu e que o material foi criado digitalmente a partir de conteúdos que já circulavam na internet.

Correia informou que removeu a publicação no dia 2 de fevereiro, em sua conta na rede social X. A exclusão ocorreu após decisão judicial que determinou a divulgação de uma nota de retratação no prazo de 24 horas. A ordem foi assinada pela juíza Patrícia Vasques Coelho, da 7ª Vara Cível de Brasília.

Ainda segundo o deputado, a imagem original utilizada na manipulação foi registrada em fevereiro de 2019 e mostrava apenas Bolsonaro ao lado de Campos Neto, sem a presença de outras pessoas.

Em entrevista concedida ao UOL no último sábado (14), Correia declarou que não sabia que a imagem era falsa no momento da publicação. Ele também afirmou não se arrepender do compartilhamento, argumentando que a foto já estava amplamente disseminada e continuava sendo reproduzida por diversos sites e usuários.

O caso reforça o debate sobre o uso de imagens geradas por inteligência artificial e seus impactos no ambiente político e digital. A decisão judicial e a retratação pública evidenciam a responsabilidade de figuras públicas na verificação de conteúdos antes da divulgação, especialmente em um cenário de rápida disseminação de informações nas redes sociais.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();